Evento: Faustino Produções Promove Show de Garota Assanhada no Clube Cheguei Tarde em Ponta de Pedras - Pe
sexta-feira, 5 de junho de 2015
Religião: Com missa e procissão, católicos dos distritos de Ponta de Pedras e Tejucupapo celebram Corpus Christi
Religião: Com missa e procissão, católicos dos distritos de Ponta de Pedras e Tejucupapo celebram Corpus Christi
Cerca de 200 pessoas participaram da procissão de Corpus Christina Praia de Ponta de Pedras Litoral Norte de Pernambuco durante o evento, ocorrido na tarde desta quinta-feira (4), fiéis católicos de diversas congregações percorreram a principal rua da cidade.
Durante o dia diverso jovens, representante de grupos e de escolas do distrito confeccionaram os tradicionais tapetes com motivos eucarísticos que fazem parte da cultura da festa de Corpus Christi para fiéis católicos em todo o país.
Como símbolo de receptividade e gratidão, os tapetes são confeccionados por fiéis para a passagem da procissão da eucaristia, que acontece geralmente após a missa de Corpus Christi, em Ponta de Pedras a Missa foi celebrada pelo Padre Diego Silva e auxiliado pelo Padre Fortunato, a celebração começou às quatro horas da Tarde e após a missa procissão do santíssimo com o Corpo de Cristo.
Em Tejucupapo fiéis da capela de Nossa Senhora do Rosário, também confeccionaram os tradicionais tapetes, após a missa celebrada pelo Padre Diego Silva diversos fiéis percorreram a principal rua do distrito com louvores e adorações ao Santíssimo.
O nome Corpus Christi vem de uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Segundo padres e religiosos, a comemoração testemunha a adoração à Santíssima Eucaristia e, por isso, é um dever participar da Santa Missa neste dia.
A tradição foi oficialmente implantada pelo papa Urbano IV, que determinou em oito de setembro de 1264 que a celebração acontecesse na quinta-feira após a oitava de Pentecostes.
Aqui no país, assim como em alguns lugares do mundo, a tradição de confeccionar enormes tapetes nas ruas é uma forma de honrar Jesus Cristo que acabou se tornando um costume popular.
Com areia colorida, pó de serragem, flores e outros matérias as ruas são enfeitadas para receber uma procissão com o Santíssimo. Nos tapetes é possível notar várias representações imagéticas que refletem, muitas das vezes, as causas apoiadas pela igreja.
Tejucupapo
Fonte: Blog do Alvaro Mello
Assinar:
Postagens (Atom)